segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Minha mãe, meu pai, meu povo, eis aqui tudo de novo!

Sei que as minhas expectativas em relação às férias foram altas e sei também o quanto é difícil tirar férias e não esperar nada delas. De qualquer modo, a lista me ajudou a perceber que a realidade tem o seu encanto, mesmo que de algum modo distante das idealizações.

Feita essa introdução quase que acadêmica, vocês poderão constatar como Gustavo dá saldos de desenvolvimento quando vai para Salvador. Não sei se o mérito é exclusivamente de Salvador e da minha família, pois talvez o aumento da genialidade de Guga ocorresse se tivessemos ido a qualquer outro lugar, feito qualquer viagem. Mas não dá para negar que a forma que a minha família se relaciona entre si é bastante intensa e isso ajuda muito na construção da identidade do meu bichinho (ai, ai! Dei uma de psicologa agora!).



IDA

No avião Guga já demonstrou que memória de criança é algo impressionante! Mal sentamos e ele já me perguntou claramente sobre "o suco de manga da mamãe".
Explico: Eu, na minha tentativa de dar uma vida mais natureba para o meu filho, tinha como regra não dar sucos de caixinha, pois são cheios de açúcar e conservantes. Enfim, como tudo na vida tem a primeira vez e toda regra materna tem o direito de ser quebrada num momento de desespero, permiti, na nossa viagem anterior, que ele se esbaldasse de suco de manga da mamãe (que é o jeito que ele chama suco de caixinha). Quebrei a regra, na maior cara de pau, pois eu estava com muita fome e se não fosse o bendito suco, teria sofrido falência multipla de órgãos! Ele tomou 4 copos e ainda pediu mais.
Então, voltando ao nosso vôo de ida, ele me perguntou: - Xuco de manga da mamãe? Moxa vai dar pra Guga? Pensei: Tou lascada, vou ter que inventar nova regra. SUCO DA MAMÃE, SÓ EM VIAGENS AÉREAS! Acho que cola, né?

Nesse mesmo vôo, Guga ficou melhor amigo de Aquiles, membro da banda de reggae Tribos de Jah, composta em sua maioria por deficientes visuais. Aquiles é um deles e Guga logo notou esse fato, pois toda hora ficava olhando para ele, colocando o rosto bem perto, percebendo que havia algo estranho. No final do vôo, Guga chamava Aquiles a cada 5 minutos, em alto e bom som, e além disso, chamou o outro integrante da banda de papai, causando uma gargalhada geral.

ITACIMIRIM

Itacimirim foi tudo aquilo que pensei e um pouquinho mais. A Pousada Jambo é maravilhosa, de frente para o mar, com direito a lua cheia e tudo. Ele continuou grudado, mas confesso que o barulho do mar amenizou o cansaço. É muito gratificante ver o seu filho se fartar de sol, mar, comida boa.

Ele amou de paixão a pousada. Chamava o nosso quarto de "apamento Vovó Jambo". Fez amizade com os hóspedes, dentre eles a filha de uma cantora famosa, que estava descansando por lá. Mas, como nem tudo são flores nessa idade e Guga, para não perder o costume, ensaiou dar uns catiripapos na menininha. Vergonha tripla.

Outro momento de alto constrangimento meu, óbvio, foi o fato de que ele encasquetou de fazer xixi no restaurante. Então, era eu dar um vacilo que ele ia correndo deixar a sua marca pelos cantos. Voltava para a piscina se pocando de rir!

Ponto alto foi a lua cheia! Quando ele viu, ficou doido! Ele é doido pela lua, gente! Gritou na maior empolgação: - Lua Cheia!!!! É velha, mamãe? Fazendo referência à música "A Lua", do MPB 4, que ele ama!

Gente, não é que eu arranjei um paquerinha? Pois é, mas quando eu percebi, já era hora do moço voltar para onde veio...Sniff! Mas eu fiquei feliz com esse movimento do cosmo, do universo, em me mostrar que é possível, é possível desencalhar algum dia.





SALVADOR PROPRIAMENTE DITA

Os outros dias em Salvador foram legais, mas muito, extremamente cansativos. Guga ficava tão excitado, que não conseguia seguir a nossa rotina. Dormia tarde e acordava cedo. Uma loucura! Cheguei até a emagrecer um pouco. Olha que alguns dos meus desejos se realizaram, ainda que parcialmente. Emagrecimento + Bronzeado. Ótimo!

Arrisquei ir ao Porto da Barra com ele e quase estafei! Percebi que uma horinha de praia é suficiente. Então, chegava lá, brincava na água bastante, depois, um pouquinho na area e pronto, hora de voltar! Ele, plenamente satisfeito e eu, cansava, mas ainda viva!



Além disso, rolaram alguns programas legais, como visitar uma amiga secular e ir para uma pracinha com outra amiga, para que eles, os nossos meninos, brincassem e nós fofocássemos. Tudo deu certo, com exceção do fato de que eu quase perdi Gustavo no meio da criançada. Foi coisa de 1 segundo. Quando me vi, estava desesperada com a mão na cabeça, cerebro vazio, embotado! O MAIOR HORROR DA TERRA! Mas tudo deu certo, pois achei ele dentro de um carrinho, dirigindo igual um deseperado. Lição: se seu filho é danado, não desgrude dele nem por um segundo! Simples assim!

VOLTA

Viagem de volta. Avianca já é TOP OF MIND para Gustavo e o suco de manga da mamãe é item da cesta básica. Pelo menos dentro do avião. Encurtando o papo: no final da viagem, Guga já estava íntimo de toda a tripulação e dos pilotos. Enquanto eles prestavam o serviço de bordo, Gustavo gritava a plenos pulmões: - Titia Moxa!!!! Quero xuco de manga!!! Quem aguenta com esse moleque?

5 comentários:

  1. Adorei o "vou ter que inventar uma nova regra", isso é muito MÃE. Cada vez que a gente cede sem querer ter cedido, a gente logo inventa uma nova regra, para não liberar geral, perfeito!
    E acho que suas expectativas foram satisfeitas, amiga, se não plenamente, parcialmente, o que já estpa muito bom, visto que vc mesma reconhece que eram altas.
    Ah, não vejo a hora de reencontrar vc e esse menininho fofo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Evelyn Santiago / Tia de Guga18 de outubro de 2010 às 07:44

    Eu aguento!!!!! (depois das 8:00 da matina, é claro)

    ResponderExcluir
  3. Evelyn Santiago / Tia de Guga18 de outubro de 2010 às 13:31

    Imrã,
    vc já reparou que na maioria das fotos de guga que vc posta aqui o rosto dele não aparece?
    Tanta agitação assim ou fuga dos paparazzi?

    ResponderExcluir
  4. Já tô com saudades dele... "Coração de tia Nalim", kkkkkkkkkkkkkkkkkk... só falta eu consegui colocar p dormi, pq do resto... bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Palomita e Nalim, vcs que são mães sabem que a a criatividade é nossa amiga íntima, né? Tudo para não perder a moral..rs.

    Nalim, é com vc que ele se larga ai em SSA, né? Ele tb sente saudades!

    Evelyn, tento não colocar fotos muito explícitas, mas é meio dificil...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...