domingo, 12 de setembro de 2010

Mamãe e suas cantigas

Sou uma pessoa extramente musical e acho que consegui passar um pouco desse hábito para o meu pequeno, que demonstra gostar bastante música. Desde que nasceu, ele me ouve cantar as cantigas que eu ouvia quando pequena. Esse hábito de cantar para as crianças, no meu caso, vem minha avó materna, a bisa Detinha, que sempre tinha uma "modinha" para nos entreter, nem que fosse inventada. Alías, inventar cantiguinhas é também uma mania familiar, obviamente sem nenhum compromisso com a qualidade, como vocês verão abaixo.

Algumas dessas músicas fizeram ou ainda fazem parte do ritual do sono. Quando ele era muito bebezinho (e tinha muitas cólicas), eu gostava de cantar uma música da minha própria autoria (música e letra), "Sono, sono, do soninho". Já maiorzinho, ele costumava adormecer com "Menininho Mandú", que eu aprendi com Vovó Zil e Bisa. Depois, ele passou a gostar de "Tudo, tudo, tudo", de Caetano, que eu resgatei via Palavra Cantada. Para essa música eu acabei fazendo a minha própria versão, digamos, personalizada. Atualmente, o que acontece é o seguinte. Deitamos e ele vai amolecendo. Ai proponho a cantoria: - Guga, vc quer música de Bisa ou música de vovó? Se ele pedir música de Bisa, ofereço duas opções, "Vou-me embora" ou "Tan, tan, tan". Geralmente ele escolhe a segunda. Se for música de Vovó, ele geralmente pede "Su, su". As letras vcs poderão acompanhar abaixo.

Sono, sono, do soninho
(Evie, letra e música)

Eu tou com sono, minha mamãe
Tou com sono, meu papai
Sono, sono, sono, do soninho
Sono, soninho
Sono, soninho


Tudo, tudo, tudo
(minha versão personalizada)

O meu Guguinha é bonitinho
O meu Guguinha é fofinho
O meu Guguinha é gostosinho
O meu Guguinha é lindinho


Paloma
(música de Vovó Zil, resgatada via Caetano no filme Fale com Ela, de Almodovar)

Su, su, ru, su, su
Palomaaaaaaaaaa
Ai, ai, ai, ai, ai
Palomaaaaaaaaaa


Vou-me embora
(música de Bisa, cancioneiro popular)

Vou-me embora que já descambou o sol (2X)
Capital é muito boa
Mas na roça é bem melhor
Tem razão da menina não ficar
Tem um bicho de 2 olhos que faz arrepiar


PG.: Quando veio de Salvador, em junho de 2010, Guga aprendeu a pedir essa música (Imbola, mamae!) Quando eu cantava, ele chorava, todo sentimental, como se tivesse com saudades de Salvador. E eu, ficava com o coraçao apertado de vê-lo chorar e também com saudades da minha avó. Hoje em dia ele não chora mais e já canta a música quase toda.

Tan, tan, tan, tan
(música de Bisa, autora da música e letra)

Tan, tan, tan, tan
Squitan, tan, tan
Tantantan, tan, tan
Squitan, tan, tan, tan, tan, tan, tan
Tan, tan, tan, tan
Squitan, tan, tan,
Squitan, tan, tan, tan, tan, tan, tan


PS.: Essa música é um clássico familiar. Todas os netos dela foram ninados com essa música. É a preferida de Guga para dormir.

Há também as músicas que não são de dormir, mas que fazem bastante sucesso aqui em casa. São cantigas que aprendi com os meus pais e minha avó paterna.

O pintor da boca torta

Tun, tun, tun
Quem bate na minha porta? (2x)
É seu Rafael, o pintor da boca torta
Sr. Rafael pode entrar e se sentar (2x)
A Sra. me diz o que tem para pintar (2x)


PS.: Essa música foi ensinada por minha avó paterna. Nessa época, a nossa casa passava por uma pequena e interminável reforma, fazendo com que eu e Evelyn ficassemos melhores amigas do pintor que, na minha fantasia infantil, era o próprio Sr. Rafael da música.

(Sem título)
Vc gosta de mim, ô Guguinha
Eu tb de vc, ô Guguinha
Vou pedir a seu pai, ô Guguinha
Para casar com vc, ô Guguinha
Se ele disser que sim, tratarei dos papeis
Se ele disser que não, morrerei de paixão, ô Guguinha
Palma, palma, palma, pé, pé, pé
Roda, Roda, Roda
Abraçarei quem quiser

(Sem título)
Ô Guguinha, vc não tem
Aqui nessa roda, quem te queira bem
Eu tenho, eu tenho, quem me queira bem
Eu tenho mamaezinha, ela é meu bem


PS.: Essas duas músicas me deixavam tristes quando eu era pequena. Melancolia infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...