sábado, 20 de novembro de 2010

Dois anos - muito amor e muita festa!

Ele completou dois anos no dia 10 de novembro. Como caía num dia de semana, decidimos comemorar na escolinha e depois fazer uma festa no final de semana seguinte, com toda a família.

A festa da escolinha


Conversamos com o pessoal da escola para saber qual era o esquema. Fiquei tranquila quando soube que só era permitido comemorar na hora do lanche, o que nos obrigaria a fazer algo simples. Então, na véspera, já encomendei o bolinho de aimpim da padaria, que ele adora, e comprei os paezinhos de festa. Tava crente que iria usar as bexigas tinha aqui em casa. Fiquei com a sensação que tava tudo sob controle. É raro eu ter essa sensação, pois não sou muito organizada e costumo deixar tudo pra última hora. Elaine e Bibia dormiram aqui em casa, o que já foi um grande presente para Guga, que ama Bibia de paixão. Ele beijava ela, corriam pela casa, fizeram uma boa farra!

No dia, os bolos chegaram pontualmente, mas ao checar as bexigas, vi que não daria para encher, só com bombinha. Liguei correndo para Artur, que já estava a caminho, e ele nos salvou. Na minha opinião, bexiga é tão essencial num aniversário quanto o bolo. Tudo certo para a nossa festinha!

Chegamos na escola, montamos a mesinha, ajeitamos as bexigas. Além do pessoal da escola, dos coleguinhas, fomos eu, Artur, Elaine e Cristina, a avó paterna. Ela levou o presentinho dele, o que não foi muito boa idéia, pois ele quis abrir na frente de todos os amiguinhos, gerando aquele auê. Depois de alguns "catiripapos", a coisa se acalmou. Cantamos os parabéns, na versão universal e na versão baiana e ele apagou a velinha. Para ele, apagar a velinha é o ponto alto. Acho até que ele dispensaria o resto!

A festa da família

Eu sempre fico ansiosa antes das minhas festas e geralmente costumo deixar tudo para a última hora, para me torturar um pouquinho, afinal, a minha vida é muito é fácil e sem emoções (rs)! Mas em se tratando de filhos, o negócio muda de figura, a gente tenta ser um ser humano melhor em todos os sentidos, inclusive nos preparativos das festas. Comecei com certa antecedência, troquei idéias com amigas para me inspirar na escolha do tema e graças a isso, me apropriei da idéia de uma amiga de Mary, que fez dos instrumentos musicais o tema do aniversário do seu pimpolho. Tudo a ver com Guga! Mandei ver. Ou melhor, mandamos ver, pois Evelyn, Artur, Cristina, avó paterna, e Gabi, madrasta de Artur, fizeram parte da produção da festa.

O que eu tenho gostado nesse lance de preparar as festas de Guga é perceber que, na verdade, eu sou festeira. Eu gosto de idealizar as lembrancinhas, os detalhes do tema, os frufrus. É para mim uma celebração da minha maternidade. São dois aninhos do meu carneirinho e dois anos da nova Evie. É por isso que, apesar de toda a correria da minha vida, não abro mão desses momentos.

- trilha sonora: amei fazer, escolhi cada música, inclui músicas adultas que tinha um apelo infantil ou que Guga gostasse (Fliperama, de Tom Zé, Planet Rock, do Afrika Bambata, São João Xangô Menino, dos Doces Bárbaros, Preta Pretinha e Acabou Chorare, dos Novos Baianos).

- decoração: como disse, o tema foi de intrumentos musicais. Depois que a festa acabou, foram revertidos em favor do meu caneirinho, que até hoje se empolga com a flauta e vuvuzela. Nas mesas, colocamos pandeiros de enfeite, cheios de trufas dentro. Ficou lindo! Quanto às bexigas, esse ano me libertei da casquinhagem e contratei os enchedores de bexiga. Recomendo! O toque pessoal da decoração foram os murais de fotos, feitos sob cartolinas coloridas. Tentei separar as fotos por tema: nascimento, família do papai, família da mamãe e outra cartolina com fotos variadas, dando ênfase para as primeiras experiencias (dentinho, festa junina, escolinha etc..). Fazer o mural foi delicioso e ficou bem legal, tanto é que pretendo aproveitar na decoração do quarto dele.


- brinquedos: num dos cantos do salão de festa, fizemos um cantinho dos brinquedos, com instrumentos musicais que Guga já tinha, além do pula-pula que ele ganho da Tia Carla no ano passado e que, apesar do tamanho gigante, eu intui que me salvaria de algum forma. E salvou! A criançada adorou!


- comes e bebes: Cristina, mais uma vez, arrasou nos docinhos. Gabi, se superou no bolo em forma de violão! Enfim, cada um deu sua contribuição, o que me fez economizar uma boa grana. Os bebes, Artur gerenciou. Garçons são outro item que não abro mão!

Tudo deu muito certo. A festa de Guga foi ótima! Teve mais criança do que o ano passado e eu estava mais tranquila. Veio a Valentina, amiguinha de Guga da escolinha, Vanessa, Salo e seus filhotes, Lucas e Júlia. Bela, amiga de infância, de quando eu tinha 9 anos, com os seus dois filhos. Maurício, Rika e suas meninas fofas! Vieram também os meus amigos sem filhos e que curtem muito o meu filhote (Tia Maroca, Tio Vini e Tio Ali, Machado e Mazé, Tia Debbie etc..) e os convidados de Artur, cuja família sempre prestigia em peso!

Mas o que me fez realmente feliz é poder contar com a presença da minha família, que veio novamente prestigiar (esse ano, além de meu pai e minha madrasta, minha mãe e Luis Otávio, vieram também minha tia Denise e meu irmão, o Tio Mima, que Guga ama de paixão!). Ponto alto foi ver todos os homens, incluíndo meu Guga, dançarem Afrika Bambata. Pena que não tem filme, só foto. Vejam que farra!

Guga ficou bem (apesar de não ter dormido depois do almoço), brincando bastante e se empolgando cada vez que recebia um presente. Ele perguntava logo: - Que é??? E ia logo abrindo os pacotes. Na hora do parabéns, ele se apressou para apagar a velinha, pois é a hora que ele mais gosta. Depois, ficou comendo as notas musicais do bolo, açucar puro, para despero do meu "projeto criança saudável". Bem, no dia da festa, ele pode comer de tudo, mas ficou mesmo fissurado pela decoração do bolo, sem ligar para o mundo de brigadeiros que estavam por lá. Ufa!!!

5 comentários:

  1. Evelyn Santiago / Tia de Guga21 de novembro de 2010 às 15:12

    Caseira foi pouco! Mas, só em ver a familia toda reunida (mesmo fazendo aquela confusão toda), ver vc feliz e meu sobrinho em êxtase, coloca tudo isso em outra perspectiva.

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo, a decoração, a família reunida, a alegria de Guga e este bolo profissa, jurava que vc tinha encomendado! Pena que eu não fui, chuif...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei demais a festinha de meu Bidingo!!!
    Foi uma canseira danada mais no final resultou numa maravilha!!!
    Que venha o proximo ano se Deus quizer!!!!
    Vovo Zil

    ResponderExcluir
  4. Parabens Guga, e parabens mamae!!! Tudo lindo.

    ResponderExcluir
  5. Relendo agora o post me identifiquei totalmente com o que vc disse "é a celebração da minha maternidade". Não é uma festa só deles, é nossa tmb. É isso mesmo amiga. O Gui fará 4 daqui a 1 mês e to com o coração na mão pq ele tá pedindo uma festa no buffet (onde foi a do amiguinho) e a gente não vai poder fazer. Ele não curtiu a festa na escolha e disse que não gostaria de ter uma na escola este ano. Well... vamos ver quais os frus frus essa mamãe aqui vai ser capaz de inventar. Beijão! TUDO LINDO!!! E que ideia, hein?!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...