sábado, 20 de novembro de 2010

Dois anos - a adolescência da bebezice

Andei sabendo que os dois anos de uma criança são marcados por birras, acessos de raiva e tudo mais. Os americanos gostam muito de classificações e costumam chamar essa fase de "terrible two". Mas como Guga já é uma criança agitada, fiquei imaginando que não fosse sentir muita diferença quando chegassem os dois anos. Enfim, não é que bem no dia do aniversário, ele nos dá uma demonstração daquelas de rebeldia?! Vamos aos fatos:

Cenário: Eu, Artur, Elaine e Bibia (filha dela e melhor amiga de Guga), todos juntos, curtindo a maior brincadeira. Tava uma farra em casa, ele eufórico com a presença de Bia, nós felizes com a comemoração do aniversário na escola. Tudo indo às mil maravilhas, quando eu decido perguntar para ele como tinha sido a festinha, só pra testar a sua habilidade narrativa recém adquirida. Lá vou eu com as minhas perguntas:

Euzinha: - Guga, como foi o aniversário na escola? Você gostou?
Guguinha, o rebelde: - Gotei
Euzinha: - Quem estava lá?
Guguinha, o rebelde: - Rê, Vivi, Valentina...(A conversa poderia ter acabado por aqui)
Euzinha: - Quem mais?
Artur: - Quem mais, Guga? Quem mais estava lá?
Guguinha, o rebelde: - Papai, mamãe...
Euzinha e Artur: - Quem mais, Guga??????
Guguinha, o rebelde, já de saco cheio, querendo brincar com Bibia: - Papai, mamãe...
Nós, loucos para que ele citasse o resto da galera: - Sim, Guga, além de papai e mamãe?
Guguinha, o rebelde, com voz de intolerante: - Já contei, mamãe!! Já contei!!

Vejam bem, minha gente, depois desse dia, ele vem me dando cada cortada! Tem horas que vou toda animada, embarcando na música dele e ele diz: - Não canta, mamãe!!!!

Na primeira vez, eu precisei me certificar era isso mesmo, se ele não queria que eu cantasse. E ele disse, na maior convicção: - Não, não canta, mamãe!

Eu tenho achado a maior graça dessa rebeldia sem causa. Até porque, o velho hábito de bater em mim, nos amiguinhos, nos desconhecidos, diminuiu bastante. Isso, sim, me deixava louca da vida!

O lado bom dessa fase é que ele, além de falar tudo e viver cantarolando, virou um perguntador de primeira:

- Ontá?
- Quem deu? (quando recebe um presente)
- A gente vai? (Pra onde a gente vai?)
- Quem é ? (quando toca o telefone)

De qualquer forma, é cedo pra contar vantagem, pois posso estar diante de um cãozinho dos teclados, né?

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...