terça-feira, 3 de março de 2009

Legados de Odete

Porque meninho mandú? É o título de uma canção de ninar, cantada e 'recantada' pela minha avó Odete toda vez que ela nos colocava para dormir. É uma homenagem póstuma a essa velhinha que tanto nos inspira e que nos faz tanta falta. Gostaria muito que Gustavo, o meu menininho mandú, conhecesse a minha avó. Mulher de fibra, de temperamento, que cheirava a coentro e cebola, de tanto que ficava na cozinha. Com ela não tinha meio termo, nem meia verdade. Quando gostava de alguém, carregava água no cesto. Quando não gostava, era melhor sair de baixo. O lema dela era o seguinte: Aos amigos, tudo. Aos inimigos, a lei. Porém, o mais importante dos ensinamentos, fora as canções de ninar, foi mostrar para todos, filhos e netos, que se algo tem que ser feito, devemos arregaçar as mangas e 'mandar brasa', como ela dizia. Então, a minha maternidade se inspira nela, na sua força feminina, na sua dedicação incondicional e na suas canções e rezas, que revelam a nossa cultura 'baianoafrodescendente', a qual eu pretendo passar para meu menininho mandú. Ai vai:

"Chu ru ru
Menininho Mandú
Cara de bode
Narizinho de Perú"

Um comentário:

  1. Mais um lindo post!!! Que saudade de minha avó!!! como a chamava tb!! pegava uma pontinha da avó!! E graças a deus eu tinha caído na sua simpatia!!!
    Ela deve tá se divertindo lá de onde não sei com as farras do Menino Mandú!!!
    Grande Odete!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...