Tá chegando a hora, os dois anos já estão batendo com força em nossa janela! Com ele, podemos ver alguns marcos, bem demarcados (uia!), do desenvolvimento de meu fofucho.
Nani, a nossa fiel escudeira, ao voltar das férias se deparou com um menino bastante diferente. Ainda apaixonado por ela, mas bastante diferente.
Eu pulo, sim, e estou vivendo!
Nesses últimos tempos, Guga aprendeu a pular! Primeiro alternando os pés e, atualmente, já percebo que os dois pés já sobem bem juntinhos. Andei lendo e me disseram também que isso é um grande passo no desenvolvimento neurológico e que, por conta disso, ele adquire algumas percepções novas. Um exemplo que me deram foi de que ele passará a gostar de sentir friozinho na barriga, curtindo brincadeiras que envolvem descidas bruscas. Faz todo o sentido, né?
Cobertor carinhoso, o objeto de transição
Acho que já comentei por aqui, o objeto de transição do meu pequeno é o cobertor carinhoso. Pode ser o da mamãe, o da vovó ou até mesmo o do papai que, por força das circunstâncias, possui o seu cobertor cativo aqui em casa. Assim, quando colocamos ele para dormir, o cobertor da vez é acionado imediatamente e ele resgata a ponta do cobertor e se aninha todo. Nani, quando chegou, não sabia de todo esse procedimento, mas Guga tratou de orientá-la, passando o seu recado direitinho.
Eu, eu, meu!
Outra coisa que tenho curtido muito é ouvir "Eu quero", "Isso é meu". É o meu menino se desgarrando. É ele, por ele mesmo.
Lindo é perceber que tudo, que toda a nossa dedicação e amor contribuem para isso, e que, ao mesmo tempo, essas etapas do desenvolvimento se dão naturalmente, no tempo dele, sem aviso prévio, sem qualquer interferência direta nossa. É só olhar e ver crescer. Quanto mais perto estivermos, quanto mais inteiros estivermos nessa relação, mais poderemos nos deliciar com as minúcias e detalhes do que é próprio dele e do que é comum a todas às crianças.
Isso não dá trabalho, dá prazer!
Êbááá!!!, como diz minha irmã pequena, também estou te seguindo!
ResponderExcluirEvie. Agora com o uxilio de Suli vou tentar, outra vez, mandar um comentario sobre seu blog.
ResponderExcluirEstou gostando da sua verve literaria.
é por essas e outras que tenho orgulho dos meus filhos.Guga teve a quem puxar,ja que ele se mostra tbm um geniozinho.Brve estaremos juntos.bjs ,meu e de suli para vcs dois.jalba