segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mentiras Sinceras


De manhã, ele já acordou todo elétrico, querendo brincar com todos os brinquedos antes do café da manhã. E eu achando que ele iria tomar café cedo, para poder assistir a sua tão suplicada tv, que só rola após o desejum. Regras da casa.

Enfim, ele não estava a fim.

Já com sua espada cravada nas costas, como um bom He-Man, ele me olha com uma cara séria e vem até a mim, na mesa do café e pergunta:

- Mãe, como você me fez?

Coloquei ele sentadinho na cadeira, e comecei a velha história da sementinha do papai e da mamãe, que se juntaram e formaram a sementinha do Guga. Falei que eu passei a só comer comida forte para ele crescer bastante.

E ele perguntou: - Não comia nem batata frita (simbolo da comida fraca aqui em casa), nem sorvete?

Eu disse que não, com a maior cara de pau, porque sorvete se tornou o meu maior vício na gravidez, estando eu ainda em fase de abstinência.

Diálogos Impertinentes

- Papai, porque a água apaga o fogo?
- (Papai fica pensando na resposta)
- Porque ela é mais fria do que o fogo que é muito quente. O frio apaga o quente. (Falei eu, me achando a cientista mais gênia do universo).
- Mas e se a gente jogar água quente no fogo? (Ele se supera na sua genialidade)
- Ai vai demorar mais tempo para a água apagar o fogo, mas ainda assim ela vai conseguir, porque será mais fria do que o fogo.

****

- Mãe, porque o cara tá jogando o cigarro naquele lixo (lixo especial para cigarro).
- Porque, sim, filho.
- Mas continua saindo fumaça!
- É mesmo. O cara deveria apagar o cigarro antes de jogar no lixo, pois senão a fumaça continua poluindo as pessoas e o meio ambiente. A gente continua respirando aquela fumaça, que é muito ruim para a nossa saúde. (Para Guga pareceu óbvio, mas para muito fumante não é).
- E se ele jogasse em outro lixo?
- Teria que fazer a mesma coisa. Até mesmo se ele jogasse na rua, quando não tem lixo.

****

- Mãe, quem vai ser a minha mamãe quando você estiver amassada (velha, no linguajar dele)?
- Ninguém, Guga, eu mesma. Não é porque eu vou ficar amassada que você terá que trocar de mãe. Mas, se tivesse que trocar, quem você iria escolher para ser sua mãe?
- A Nani!
- Guga, a minha mãe, a vovó Zil tá amassada?
- Um pouco.
- Pois é, eu não troquei ela, ela continua sendo a minha mãe.

****

- Mãe, porque você corta o suvaco?
- Porque eu raspo?
- É!
- Para ficar mais bonito, porque suvaco cabeludo é feio.
- Mas eu queria, pra ficar engachado.
- Aé? Você acha engraçado?
- Sim.
- Quem você conhece que tem suvaco cabeludo?
- A tia Evelyn (Chorei de rir).







Post Registro

Momento Ciúme

- Agora que minha mãmaezinha vai chegar, vocês vão todos para Salvador, né? (Uma singela expulsão dos familiares, que desviavam a minha atenção, até então exclusiva para ele)

- Sua aguista! Para Tia Alba (Praticando bullying com Tia Alba)

Momento De onde eu vim

- Mãe, como é que a sementinha vai parar na sua barriga?
- Andando Guga! Ela chega lá e ai a Mamãe começou a comer tudo que era gostoso (detalhar) e você cresceu , cresceu até nascer...
- E o Papai tava junto nessa hora? (Climão)

Momento Quero falar palavrão

- Posso falar "sua Midiota"?

Momento Mandão

- Nani, sabia que eu vou para o trabalho do pai?
- Aé, Guga?
- Então você tem que dar o meu almoço mais cedo, viu?

Momento Fofo com a mamãe

- Mãe, achei você bonita com esse perfume...

- Tá bonita, mãe! (Após me ver pronta para sair)

Momento Associações em inglês

- Mãe, o que é Black Power? (Após ouvir música de Magary Lord)
- Black é negro, preto. Power é poder. Poder do Negro, filho.
- Mãe, power é do power rangers, né?

Momento Origens baianas

- Músicas que gosta de cantar: Meu pai oxalá é o rei da me valer (venha me valer, no dizer de Vinícius); Patuscada de Gandhi; Aganju xangô, obapalá, obapalá.


Guga, quer alguma ouvir alguma música (hora do café da manhã)?
Quero! Gilberto Gil...Aganjú, xangô, alapalá, alapalá...(cantarolando)
Quando eu já estava colocando, ele pergunta para o pai: - Pai, voce conhece Magary?
O pai não conhecia...
Mamãe, então coloque Magary para ele conhecer...


Momento Natal

Antes mesmo do Natal, Guga já estava achando que todo dia era dia de presente. Desde 12 de outubro ele praticamente ganhou um brinquedo por semana, no mínimo. Antes de viajarmos para Salvador, a família de Artur já tinha dado trocentos presentes. Resultado: Guga estava um nojo, só pensava em presente 24 horas. Nem curtia mais os que ganhava, já pensava no próximo mimo.

Ai resolvi fazer algo de diferente, como dizia Luiza Marilac: ao invés de comprar o super-mega-blaster presente de Natal, resolvi fazer uma caixa de pequenas lembrancinhas simbólicas, com várias coisinhas que eu sei que ele gosta de brincar: carrinho hotwheels, o chocolate twix, dvd baratinho das lojas americanas; caderno para desenhar, caneta colorida, 2 livros, e para coroar, uma carta enviada por Papai Noel. Deixei tudo no pé da cama e quando ele acordou e viu a caixa toda trabalhada no laço de fitas, foi só sucesso! Ele ficou encantado por tudo e cada presentinho que via, o deixava mais empolgado.

Momento Autoestima Jalba

- Mãe, para fazer tatuagem tem que treinar bastante, né?
- É, filho. E você treinou?
- Hum, hum. (E me mostra duas tatuagens gigantescas em cada uma das mãos).
- O que são cada uma dessas tatuagens?

(Veja o filme)

Momento Palavras fofas

- Animigo
- Intransformar
- Assustador
- Deter

Momento Heróis

Principais super heróis: Power Rangers, Vampiros, Batman, Capitão América, Homem de Ferro. Monstros, feras...etc...

Mãe, eu sou Pikplanet e voce é Pikplanetstar! Você tem poderes de emitir raios vermelhos e eu de fazer a gente ficar pequeno. Guga, quem te ensinou isso de Pikplanet? Eu que inventei, mãe.

Momentos Perguntas 

- Mãe, porque a gente tem ossos?

Momento Esperteza

Nani, sabia que você é fofinha?
Como assim fofinha, Guga? Gordinha ou ...
Gordinha, não, fofinha...
Ahã....
Mas sabia que fofinha conta história? (Já chegando com o livro para ela contar)

Momento Saudades do papai, sei até o endereço

(Guga resmungando na sala)
Nani: - Guga, o que é?
Tou procurando alguém para ir na casa do Papai...Nani, voce me leva?
Nao posso, Guga, tou trabalhando.
E a mamãe?
Tá trabalhando tb. E ela nem conhece a casa do papai!
Eu ensino...É na Vila Madalena, Rua G., n 5.
A mamãe precisa conhecer a casa do papai!










Os 3 anos de Menininho

Os preparativos

O período que antecedeu o aniversário de Guga foi conturbado. Primeiro porque eu estava muito atarefada com o meu trabalho, várias mudanças acontecendo por lá, o que me fez adiar um pouco o início dos preparativos para a festa. Depois, eu havia contratado um marceneiro para reformar o quarto do meu fofucho. A ideia era que tudo ficasse pronto antes das festa, mais ou menos uma ou duas semanas antes. Sonho meu! Nada ficou pronto no prazo previsto, aliás, os móveis só começaram a ser instalados uma semana antes da festa e só foi finalizado depois da festa.

Por outro lado, a família já estava aqui desde o início do mês, o que ajudou bastante, pois me dava ânimo para   arrumar as coisas, surpresinhas e afins à noite, regada a uma boa conversa. Me fizeram companhia da 25 de março, diminuindo o suplício que é fazer compras num sábado.

Confesso que manejar as questões profissionais, ajeitar as coisas da casa e resolver os preparativos do aniversário me consumiram bastante, a ponto de eu ter uma crise de labirintite bem na véspera da festa. Nem fui trabalhar.

Tema, Lembrancinhas e Brincadeiras

A sorte é que Guga escolheu um tema relativamente simples, CAVALOS, a sua grande paixão da época. Aí, pensei em fazer uma decoração meio rural, com detalhes em palha e acessórios de fazendinha. Isso ajudou bastante, pois as lembrancinhas giraram em torno disso: achei uns cavalos de pau, daqueles à moda antiga; encomendei uns chapéus de palha de Salvador e fiz um saquinho com peteca e corda para pular. Com isso, facilitei bastante o processo de arrumação. As crianças recebem o kit na entrada e já garante a diversão durante a festa.

Comidinhas e Bebidas.

Como de praxe, a mãe de Artur, Vovó Cris, confecciona todos os docinhos, merecendo alto destaque o brigadeiro. Além disso, a Tia de Artur providencia o sanduíche de carne louca. Já virou tradição. O pai de Artur dá o bolo, preparado pela Gabi, sua esposa, boleira fantástica. Como tema foi cavalo, ela fez uma decoração linda no bolo. Eu encomendei alguns salgados e o pão de festa. Artur fica diretamente responsável pelas bebidas.

A festa

No dia, a arrumação correu às mil maravilhas, pois apesar de cansada, eu me senti mais segura para prepara as coisas. Com isso, antes das duas da tarde o salão já estava pronto. Sem nenhum estresse.

Durante a arrumação, Guga, o querido aniversariante, tinha ido para a natação, voltou para a casa da Avó e ficou brincando com o pai e o primo Tatau. Antes do dia, ele parecia estar mais ansioso com o aniversário, perguntava toda hora que dia seria a sua festa, mas no dia propriamente dito, ficou tranquilo. Só decepcionou quando foi vestir a fantasia de cavalo que eu havia comprado. Vestiu, mas não aguentou 5 minutos. Ainda bem que eu tinha levado uma roupinha de festa, linda, para servir como Plano B. Ficou fofo demais.

Optei por comemorar o aniversário no sábado, que antecedeu um feriado prologado. Muita gente viajou, mas mesmo assim a quantidade de convidados superou a minha expectativa. Foram mais crianças do que o esperado, o que animou bastante a festa. Armamos a piscina inflável do ano passado e mais uma vez foi sucesso! Guga e todas crianças amaram!

Ele, o aniversariante, estava bem consciente de que era o seu aniversário e curtiu cada segundo. Ficou na fissura de cantar os parabéns para comer logo o bolo da Gabi. De vez em quando ele ia para perto do bolo,  para admirá-lo, fazer a guarda e gestão daquele bem tão precioso. Aliás, a hipnose das crianças foi tanta, que o bolo quase caiu da mesa.

No fim, deu tudo super certo, Guga estava rodeado de amigos (inclusive alguns da escolinha) e familiares e festejou como desejou o seu aniversário de 3 anos. Da minha parte, festejei também 3 anos de maternidade vivida intensamente e conscientemente. É uma felicidade para todos!














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...